top of page
Buscar
  • Foto do escritorAndre Braga

DC - Crise nas Infinitas Terras

Oi pessoal. Pra quem já ouviu falar na versão pra TV dos quadrinhos e também já ficou ouvindo os "Mega Nerds" falarem sem parar com toda pompa sem entender nada E não está querendo maratonar mais de 3 a 5 temporadas de SEIS séries diferentes, eu vou dar um guia aqui mas com MUITO Spoiler mas ai cada um decide.

Bom, primeiro deixe eu explicar o que é essa "Grande Trama". Ela é o equivalente do "Crise Infinita" da Marvel. Já faz um tempo que a maioria dos quadrinhos, séries e até novelas descobriram que além da estória "Local", digamos, aquela daquela revista ou daquele episódio, o que prende o leitor/expectador é existir uma estória maior passando pelo pano de fundo sutilmente e aos poucos os episodios e estórias vao cada vez convergindo para a estória principal até que ela se torna a unica estória, em geral em mais de um episódio ou revista.

Porêm, no universo da DC, que nunca foi tão consitente quanto o da Marvel isso veio pra atender alguns problemas. Na Marvel, todas as cidades, locais e história costumam seguir o mundo real mas a DC sempre criou universos fictícios, Gotham City, Metrópolis, SmallVile, etc. Ao longo do tempo, a DC também andou comprando personagens e adquirindo outras estórias. Por exemplo, o cara que é hoje o "Shazam" se chamava "Capitão Marvel" e os seus almanaques já existiam no tempo do meu pai criança (em torno de 1950 ou antes).

Muita coisa se manteve mas com a existencia do "Capitão Marvel" da propria "MARVEL"... tinham qIue mudar o nome do dito cujo.

Bom, mas vamos lá, faço um post SOMENTE do Capitão Marvel outro dia, o ponto é que com um monte de personagens que viviam em universos diferentes, a DC queria um jeito de fazer "Crossovers" e personagens aparecerem e referenciarem outros. Você já poderia imaginar, se o Batman está enfrentando um terrivel ataque alienígena, como é que o Superman nao aparece ? Ou os outros ? Então, no fim da década de 80 (isso, tem mais de 20 anos), eles fizeram uma dessas tramas de fundo espalhadas entre as revistas dos vários personagens com a intenção de "Unificar" todos esses universos.

A idéia é óbvia, dizer que existiam universos paralelos, um pra cada versão dos personagens, apesar de que alguns já haviam sindo unificados, e foi uma tremenda chacina, morria personagem de um universo pra poder manter a variação que eles queriam no outro. O resultado disso é o que você hoje veria se comprasse qualquer revista do Batman, Superman, Mulher Maravilha, etc. Você já não vai mais ver os traços dos pré-universos só o que está valendo hoje. O pessoal do Star Wars daqui a pouco vai pensar em algo assim pra manter os universos de livros, revistas e filmes todos unidos... kkkk

Bom dizer que o primeiro filme live action da DC, o Superman, ainda estava dentro do universo anterior e essa versão do Superman (a mesma do flme) era excecivamente poderosa. Um cara que pode fazer a terra parar de girar ou empurrar a lua causava muita dificuldade de achar viloes. Acabava sempre virando uma briga entre Kriptonita x Superman. Na nova versão, superman é muito forte, ok, mas nao a ponto de tirar a lua do lugar.

Agora vamos voltar ao presente. Desde 1993 a DC vem tentando emplacar na TV seus personagens principais, como Lois e Clark. Serie legal mas o problema é a tal "trama de fundo". Quando se cria uma muito profunda, você tem que encerrar a série na hora que a trama acaba. Vou fazer um blog sobre fim de séries qq. dia. O problema é que faz tanto sucesso que eles tentam fazer OUTRA trama de fundo e é como um filme muito bem feito, a continuação tem que superar e isso é bem difícil. O resultado é que Lois e Clark caminhou muito bem até que na última temporada bagunçaram tanto que cancelaram a série.

Nota a parte, em Dezembro de 1995 eu fiz um tour nos estudios da Warner, que é feito DE VERDADE onde as coisas estao sendo filmadas e eu consegui ver de longe as filmagens dessa série, inclusive visitamos o cenário do planeta diário.

Ainda teve "SmallVille" que é outra série que também foi tao bagunçada e extendida que o fim foi horrível, no meio do caminho tentaram fazer referencias a outros personagens bagunçando toda a arquitetura da DC.

Em 2012 a DC se arrisca, novamente e uma série pra TV, o Arqueiro Verde (Arrow), mas dessa vez, com a proposta pra criar uma unificação num grande universo como a Marvel fez com os filmes. Infelizmente a DC é muito mal gerenciada pra fazer isso bem e é por conta disso que temos um monte de Batmans no Cinema, varios Supermans, agora uma Mulher Maravilha com Liga da Justiça e ainda assim as séries pra TV estavam desconectadas.

A boa notícia é que com essa trama "Crise nas Infinitas Terras" eles meio que deram um jeito em tudo e agora vou fazer aqui os Spoilers. Vou descrever a ordem que vocês devem ver cada episódio, os quais estão, assim como nos quadrinhos, espalhados nas diversas séries e vou fazer um hiper resumo da série até aquele ponto só no que é preciso pra entender. CLARO, quem quiser maratonar cada série, sugiro fazer uma temporada de cada até chegar no episódio da crise.


  • Parte 2 - BatWoman - Temporada 1 - Ep.9 - Infelizmente, na HBO, não vai rolar na NETFLIX

  • Raio Negro ==> Nenhuma parte aparece na série do Raio Negro mas tem que saber quem é ele pra entender porque ele aparece do nada. Ë uma série curta e pode ser maratonada rapidamente MAS, o enredo é simples, foco no racismo, opressão nas comunidades negras e tal. O cara domina a eletricidade e por conta disso, vai ser util em alguns momentos da crise. Acho que só entrou por conta de estar na lista de series da DC e ficar de coringa para entrar em algum episodio das outras pra dar mais colorido.

  • Gotham ==> Apesar de também não aparecer nenhuma parte, pra se entender bem o universo da BatWoman é importante saber quem é ela, porque o Batman não aparece nem na Crise Infinita e nem nas séries, pelo menos não como Batman, mas Gotham explica um pouco porque. O resumo mais simples que posso dar é que é uma versão "Smallville" do Batman MAS, o foco nao é no batman nem no bruce wayne jovem mas nas interações entre os viloes do Batman e como eles surgiram. A amizade do pinguin e o charada é espetacular e muitas vezes esses viloes trabalham junto com os "mocinhos' entao, ficam naquela area cinza mostrando um lado mais humano deles.


Sobre a trama da crise Infinita eu não vou falar muito mas garanto que todos vão gostar de dúzias de referências, pois como tudo se passa em múltiplos universos e realidades... ta valendo tudo, inclusive series da NETFLIX que nunca tiveram nada a ver.... É bem LEGAL!!!


Agora pra quem se sentir perdido sobre tantas series que nunca viu se cruzando....la vai resumo e Spoiler.

Arrow (Arqueiro Verde)

Basicamente, um rico mauricinho fica 5 anos perdido numa ilha dos mares da China por conta de uma armação que fizeram pra ele e o pai, que era metido em negocios sujos. Nessa ilha ele encontra uma galera de artes marciais, mercenarios da inteligência, cientistas malucos, plantas exóticas.... resumo da estória, quando ele é "achado" esta praticamente um "Batman", so que usa flechas ao invés de "Batrangues". E obviamente como é rico tem super brinquedos e assistentes genios. Os episodios são no esquema "flashback" da vida dele na ilha por uma PENCA de Temporadas. Numa certa altura, um episódio coincide com o mesmo momento que o acidente com um raio da poderes ao "Flash" e a partir dali sai a série do Flash que vive numa Cidade vizinha do arqueiro. Arqueiro="Starling City". Flash="Star City". Os episodios do arqueiro não são tão relacionados com a crise, tem heróis que morrem, ressucitam, viloes do mundo do Batman que nem deviam estar la... mas o que é relevante é que um tal ser superpoderoso que sabe da tal crise faz testes com o Arqueiro e o Flash e por conta disso em um certo episódio o Arqueiro faz um acordo com o tal ser (Monitor) que se tiver que morrer alguém, que seja ele.


O Flash

É a segunda serie a aparecer, e como ja disse antes, ele tem um monte de tramas de fundo, umas 5, uma por temporada ate chegar na crise. O Flash(Barry Allen), é o homem mais rápido do mundo, que ganha seus poderes num acidente entre um raio, varios produtos químicos e a explosão de um acelerador de particulas. A parada de multiplos universos surge na série dele pois em um certo momento, em uma das tramas ele descobre que pode ir tão rápido que pode viajar no tempo e na tentativa de salvar a mãe de ser assassinada quando ele era pequeno, faz um monte de besteira, muda a realidade e depois nunca chega a consertar direito. Coisas curiosas como o filho do assistente do Arqueiro vira uma filha.

Ah sim, a mae do Flash morre quando ele é criança, assim como os pais do Batman, do Superman, o pai do Arqueiro, do Lanterna verde, a mãe do Bambi... aparentemente superheroi tem que perder os pais...requisito basico....

As estórias do Flash, no meu ver, sao melhores mas as tramas de fundo parecem simplesmente aumentar os poderes do supervilao seguinte, assim como ele mesmo vai aprendendo a usar melhor seus poderes e ganhando assistentes com superpoderes. Sendo um deles o "Homem Elastico" , personagem que a DC também incorporou la da época do Capitão Marvel também.

Uma coisa interessante foi a homenagem que fizeram a primeira série do Flash, lá da década de 80. Chamaram o ator que fez essa primeira série pra ser o pai do Flash, sendo que em um deses universos paralelos, ele ERA mesmo o Flash. Essa foi uma forma ate de se dizer que AQUELE Flash não foi OUTRA série mas um universo paralelo. Um Coringa violento que a DC jogou.


A Supergirl

O seriado da SuperGirl entra logo em seguida ao do Flash. O tio do superman, assim com o pai, mandou a garota, que já era pré adolescente em Kripton junto com o próprio superman com a intenção de cuidar do garoto mas ai rola aqueles buracos espaciais e ela chega aqui já uns 30 anos depois do primo, que já está adulto e então vai ter sua própria estória. Seguindo os moldes de outras séries, já que era uma série da "Supergirl", se passa em outra cidade e o superman nao aparece até a 3 temporada, o que foi meio supresa pois a ideia era ele nunca aparecer mesmo. Só falar por telefone com ela e tal. Assim como o primo, ela vai ser reporter num jornal, usar oculos e prender o cabelo....bla, bla... ela tem uma irmã de criação que trabalha num setor de controle de alienígenas. A trama da primeira temporada é mais romantica, do tipo "como quem ela vai ficar". A trama da segunda já vai ser com inimigos da terra, rola muitos alienigenas. O proprio "Caçador de Marte", outro personagem da DC e membro da Liga da Justiça passa a fazer parte da série. Nas temporadas seguintes, acontecem várias tramas diferentes, desde a irmã e mãe do Lex Luthor até o PROPRIO que vem a surgir lá pelo fim da 4 temporada até universos paralelos, onde ela vai conhecer o Flash e ouvir falar sobre o Batman e universos onde os "Super" nao existem. Um dos focos da supergirl é diversidade, usam um "exodo" de alienigenas refugiados na terra para fazer alusao a questao dos imigrantes e a discriminacao racial, cultural, etc... Um dos personagens que passa a fazer parte é e está na "Crise", é o "Braniac 5". Braniac é um computador consciente, tipo "SkyNet" vindo de Kripton e um dos piores inimigos do superman mas ele evolui com o tempo e na sua 5 versao ele já é um ser semi-biologico no século 30 que pertence a "Legiao dos super herois"...uma outra linha de quadrinhos que está sendo pensada pra virar série mas nesse caso, o Braniac-5 vem do futuro para fazer parte do time do "DEO" que é esse departamento que a irmã adotiva da Supergilr trabalha para pegar "Aliens malvados". Nao tem muitas referencias a Crise nessa série pois a maioria se origina no Arqueiro e no Flash que sao de outro universo entao a supergirl é só "convocada" no momento da crise. Supergirl é "legalzinho" mas eu não seria a primeira série que eu ia escolher para maratonar.


Lendas do Amanhã

- Essa é uma série muito boa, e aconselho a maratona mas é bom ver as primeiras 3 temporadas de Flash e Arrow. Os seus personagens surgem destas duas séries, a primeira, uma primeira namorada do Arqueiro(Sarah Lance) que ressucita dos mortos e foi treinada pelo super vilao do Batman (Ras's Al Gul) e é tipo a equivalente da viuva negra da Marvel numa luta. O segundo é conhecido até de desenhos animados "O Átomo", que é um cientista capaz de aumentar e reduzir as coisas, uma bela versão do Homen-Formiga da Marvel, mas o personagem é um bobalhao o que fui uma má representacao dos quadrinhos. Há outros personagens mas 2 deles sao os atores protagonistas de "Prison Break" mas que sao dois viloes do Flash, o Sr Frio e o Incendiario, a especialidade deles é óbvia POREM, eles passam a ajudar os "mocinhos" por várias razoes que deixo para vcs verem a série mas como eles são Ex-Viloes eles dao sempre comentários MUITO mordazes que roubam a cena. A base da série é uma equipe da viajantes no tempo que tentam consertar erros da históiria e as vezes fazem mais besteira que resolvem e volta e meia eles mudam MESMO a estória e colocam coisas no nosso mundo que nao existem mas passaram a existir por conta das mudanças. Mas TUDO BEM... lembrem-se que TUDO ISSO está amarrado a multiplos universos entao... eles podem inventar o que quiser e dizer que aquilo faz parte de um outro universo que nao o nosso. Uma trivia é que o personagem lider na 1 temporada que é o capitao da nave é um ator que faz um personagem importante na série Dr. Who (O viajante do tempo). Alguns outros personagens da DC entram e saem da série e as tramas principais das temporadas envolvem sempre alguma conspiracao de algum vilao do tempo. Numa delas, um cara imortal, Vandal Savage, um importal de mais de 50 mil anos de idade, vilao do universo do superman tenta controlar o futuro, numa outra uma agencia do tempo tenta por eles na "Aposentadoria" e por ai vai. Na última temporada um outro personagem mais recente da DC e que já teve uma serie cancelada e até um filme "blockbuster" com o Keanu Reaves se junta a eles. O "Jonh Constantine". Sim, aquele do filme só que o personagem original é muito mais maneiro. Cinico, mordaz, poderoso, alcoolotra e um pé no saco. Outra dica é que a Sarah Lance, que vira a lider na ultima temporada, alem de ser "Bad Ass", ela é uma bissesuxal tarada e ataca qq. coisa que se move, na maioria das vezes mulheres mas homens também.... Vale mesmo a pena maratonar.


É isso ai pessoal... torcendo pra meu Rivortril agir aqui e as minhas lobas pararem de uivar. Boa madrugada.




8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Post: Blog2_Post
bottom of page