top of page
Buscar
  • Foto do escritorAndre Braga

O fim do mundo! A panela já está fervendo!


Sabe aquela estória de por a lagosta na panela com água fria e ir esquentando bem devagar ? Pois é, talvez o "Fim do mundo" não chegue num aviso de meteoro do dia pra noite, mas sim bem devagar para quando percebermos, já estamos vivendo numa distopia pós-apocalíptica.

A nova temporada de AHS (American Horror Story) vem com o seu costumeiro roteiro pra chocar o máximo possível, desde sexo sadomasoquista até canibalismo.

A maior parte do elenco volta com a atuação de uma já ícone do cinema, Kathy Bates, oscar de melhor atriz coadjuvante no filme "Obsessão Cega". Aparentemente, Katty só brilha quando faz seus papéis assustadores e maléficos.

O que é uma pena pois nos papéis cômicos a gente se escangalha de rir com o seu cinismo e ironias. Vejam "Disjointed" onde ela é dona de uma loja que vende maconha e obviamente usa o tempo todo e a personagem está sempre chapada com tiradas excelentes. Vale lembrar que ela fez a "Forma de espirito" do Charlie Sheen em "Two and a Half Men", onde a punicao dele no inferno era ter a forma de uma mulher lésbica.

E, obviamente, nos deliciar com as maravilhosas atuações de total crueldade sutil de Sarah Paulson, já habituais de seus papeis de terror.

O que poucos sabem é que Sarah já começou em séries de terror do estilo, uma delas totalmente esquecida, curiosamente também chamada com nome similar "American Ghotic", onde ela já entra morrendo no primeiro episódio e atua como fantasma protetora do irmão. Isso foi em 1995 galera. Tem 25 anos... e olha a cara dela hoje (acima) e antes(abaixo). Ela já deve estar beirando 50 ou mais... ainda com essa cara de jovem.

Foi uma pena que a série só teve 1 temporada pois era EXCELENTE. Ficou esquecida. Era um horror sutil, as coisas "Magicas" também pois simplesmente "coisas aconteciam" como se fossem "coincidencias" mas se sabia que o "demonio" (isso fica sempre em dúvida quem ele realmente era) - "Lucas Buck" (Gary Cole a direita) estava por trás dessas "coincidencias" e seus "tratos de demonio". Uma das frases geniais que ele dizia ao longo da série era: "Eu não faço e nem forço ninguém a fazer nada, eu só dou a corda, eles que decidem se vao se enforcar ou nao".

Já viamos ai algumas figuras que ficaram conhecidas depois, no meio, Jake Weber, de "Medium" e mais um monte de filmes sci fi, Page Turco, de "Os 100" (essa ai já está hoje com 55 e nas séries vc pode ver que ainda estao tentando manter aquela cara de 30 e poucos) e por final, todos vao reconhecer o carinha de "Velozes e Furiosos". Acho que deve ter sido o que ficou com mais grana deles. Pois Sarah, apesar de ser também famosa, não foi ainda "lead" de um blockbuster de caches milhonários e o carinha ai já tá ganhado grana tem um monte de filmes dessa franquia que parece que nunca vai acabar....

Eu podia dar uma puxada em cada ator ai mas vou parar por aqui pra entrar no tema principal aqui: "O fim do mundo". Muitos acham que ele teria que vir como o meteoro de "Impacto Profundo" ou era glacial de "O dia depois de amanhã", "2012" ou praga de doença de "Walking Dead" mas a verdade é que o fim de uma civilização como a nossa, mais provavlemente vai sofrer esse tipo de "Fim" igual a lagosta na panela. Vai esquentando devagar e quando vê já tá cozida.

Sim, vejam só essa pandemia, global, afetando todos, ricos e pobres, negro e brancos, politica de direita, politica de esquerda e AINDA ASSIM, ninguém está vendo uma "Super equipe" de "Avengers Médicos" unidos globalmente para resolver isso. Ë um cada um por si, uma politização geral, negação, tudo que tem de falta de união e senso. Se a pandemia fosse, digamos, um pequeno meteoro que caisse nos mares da China provocando um Tsunami matando milhos de chineses, destruindo a economia da China e consequentemente o mundo todo que depende hoje 90% de tudo que eles exportam. Ainda assim, ia ter montes de paises, incluindo o nosso dizendo "Ah.. coitados... mas não caiu aqui não é problema nosso". Caraca, a Amazonia é no nosso pais MAS tá longe de ser SOMENTE da nossa conta uma vez que ela afeta o clima global.

Voltando as séries, "Handmaid's Tale" ilustra exatamente o que eu quero dizer. Um fator que afetava a humanidade de forma lenta e esporádica, exatamente como o CEVID-19. A taxa de natalidade despencou, uma monstruosa porcentagem de mulheres ficou esteril, mas NÃO TODAS e com um mundo de 8 bilhoes, essa queda só começa a ser sentida em termos de falta de mao de obra em muitos anos. Nesse meio tempo aos poucos, as pessoas vao se acomodando e aceitando coisas. Como no caso da séries, as mulheres ferteis se tornaram inestimáveis e foram declaradas "Posse do estado" em nome da humanidade.

Bem, a gente quando vê uma série pode até pensar "Que absurdo, isso nunca seria permitido nos dias de hoje a liberdade do individuo é uma garantia mundial". Uma ova meus amigos. Garantias individuais só podem ser mantidas enquanto as garantias de sobrevivencia coletiva existem. Pense bem se você, todos os seus amigos estivessem velhos, bem velhos, e seus filhos, voce vendo, já também velhos, tipo vc com 89 e teus filhos e filhas com 65 a 70 e trabalhando como uns cornos porque eles nao conseguiram ter filhos pra cuidar deles na velhice entao ve está olhando o futuro dos seus filhos ou talvez até ainda alguns netos como velhos morrendo sozinhos num mundo sem crianças, sem jovens e ainda tento que trabalhar e cuidar de si mesmos porque nao tem jovens mais... quase ninguém nasce. E provalvemente, os que nascessem iam ter tanto privilegio que estariam em grandes postos nao fazendo p* nenhuma. Olhando para um mundo assim, se desintegrando. Diz pra mim que você nao iria VOLUNTARIAMENTE apoar o aprisionamento e domínio estratégico das pouquissimas mulheres férteis ?

Hoje mesmo, o mundo inteiro está apoiando um isolamento social massivo mas ok, a gente sabe que é apenas por pouco tempo mas E SE, não houvesse vacina ? Fosse um virus impossível de se conter, como o da gripe ? Quem hoje tá casado ou os poucos que dao um F-se e acabam furando a quarentena pra namorar ainda vao ter possibilidade de gerar filhos MAS, imaginem um isolamento social completeo pelos próximos 30 anos. Como é que os casais vao se conhecer e ter mais filhos ? Nao dá pra medir agora mas ao longo de uma década de isolamento social, as taxas de natalidade vao cair e se as pessoas disserem, ok, dane-se o virus e o isolamento social e vamos namorar. Bom, ai o virus aumenta a taxa de morte a tal ponto que fica PIOR que a queda da natalidade e dá no mesmo. Ou seja, fim do mundo MESMO...só que em 50 anos...

Agora vem ainda a parte MAIS preucupante, diante de um cenários desses, onde o virus nao tem cura. Se existissem pessoas com imunidade contra o virus, principalemnte mulheres ? Ou locais onde o virus nao chegou. Acham que os lideres nao começariam com leis marciais e separando pessoas imunes das normails ?

Eu ouso dizer que os médicos dizem que alguns, por vários fatores, pegam o virus de forma leve, talvez até simplesmente por baixa exposicao ou por idade. Mas se existem pessoas como imunidade REAL e testada contra o virus, bom, eu digo que os médicos provavelmente nao iam NEM QUERER descobrir e se descobrissem, isso ia ficar em segredo. Quem quer anunciar abertamente quem é "Superior" ? Repara que nao tem nenhum anuncio de emprego com "Preferencialmente quem já pegou COVID e ficou curado". Ë complicado gente.

O mundo desunido de hoje é muito preucupante porque ele nao enxerga mais nada a longo prazo e não tem espirito de concessão com os que pensam diferente e inúmeras coisas podem acontecer que nos levem a um "Fim do mundo", pelo menos como nos conhecemos.

Boa insonia a todos.














38 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Post: Blog2_Post
bottom of page