top of page

The Americans

  • Foto do escritor: Andre Braga
    Andre Braga
  • 19 de nov. de 2020
  • 3 min de leitura

Uma série que começa "mais ou menos" mas vai numa ascensão meteórica!!

Acabei de ver o fim da série. Obviamente virei órfão. Diria que um final bem feito. Não é um final bonitinho mas que fez sentido.

Pontas abertas para spin-offs, sim, mas é aquela coisa... se não fizer muito bem feito estraga e acho que é melhor deixar assim.

E a gente pode manter um coração meio aquecido pois o casal da série se casou mesmo.

Agora o que vale muito a pena debater é que como a série se passa ANTES da queda do muro de Berlim e os protagonistas na verdade são os russos, é a visão deles das coisas.

Eu fui pesquisar e muitas coisas que são colocadas são verdadeiras. Não é questão de demonizar os americanos de imperialistas selvagens nem os russos de frios impiedosos mas olhar imparcialmente cada lado e a série ajuda nisso.

Todo a grande briga começa quando acaba a 2 guerra e, segundo o que nos ensinam aqui, os dois lados queriam "tomar conta" do que sobrou, mas, de fato, pesquisem, os russos perderam 20 milhões de civis e soldados e os EUA, 500.000...

Então, chega o ataque dos Aliados na Normandia vendido como "ponto decisivo" que "virou a guerra" que os Americanos anunciam pro mundo inteiro MAS.. isso a gente vê como se tudo fosse num dia so. Vejam a ordem das coisas:

1 - Entre 1941 e 1944 os russos perderam quase 2 milhões de soldados e civis pra detonar uma boa parte do exército alemão no ataque a Stalingrado

2 - Em 1944 rola o "dia d"

3 - Em 1945, um ano de guerra DEPOIS que Alemanha e Japão se rendem, sendo que os russos que mandam 2 milhões de soldados tomar Berlim

Ora, se o "dia D" e os aliados são o ponto decisivo da guerra.. porque so acaba 1 ano depois, com o ataque das tropas russas e a bomba COVARDE no Japão?

Agora, pensa como um garoto russo morrendo de fome que perdeu a família toda na guerra sabendo que o povo DELE sacrificou 40 X mais gente, onde o dia de termino da guerra não foi o dia D mas o dia que o exército do POVO DELE atacar Berlim? E aí o que aparece é "Os americanos são os super heróis que salvaram o mundo" ????



Bom, ai fica fácil convencer os russos que os Americanos são, no mínimo, uns tremendos oportunistas e fdp.... o que a gente pode dizer que o governo deles na época foi mesmo. Não quero julgar todo um povo pelo seu governo, porque afinal...

... pois é né?


Mas então, na 5 e 6 temporadas vale bem a gente ver isso .. que tem os espiões americanos e russos do bem e os fdp, ambos com o mesmo objetivo, o bem dos seus, a diferença são os que acreditam que os fins justificam os meios e os que não e até da pra ver os casos em que vc se vê sem escolha porque os fins são tão críticos que não tem como vc se dar ao luxo de escolher os meios ....

Vc mataria um par de pessoas inocentes pra garantir que uma arma biológica não seja usada pra matar milhões de pessoas?

E ai recomendo a todos "The Good Place"

... mas falo outro dia sobre essa série.


E acho que ja que é pra fazer uma visão completa pelo lado russo, vamos colocar Stalin em perspectiva (ok...agora todo mundo vai parar de ler). Primeiro vamos lembrar que no mundo todo HOJE tem MUITA mas MUITA gente mesmo achando que um governo tem que ter mão de ferro e que democracia não funciona

Segundo, a maior parte do governo de Stalin foi pre e pos guerra...

Se Stalin fosse um pacifista, ou mesmo um derrotista, ele tinha feito um acordo com Hitler por alguns territórios, afinal a RÚSSIA é muito grande, ou mesmo se rendido em Stalingrado MAS foi a cabeça dura dele e a FDPtisse de mandar criança pra guerra, porque não, que ajudou a acabar com metade das forças alemães e ainda derrotou Berlim no final ..

... mas esse é outro filme..kkk

Ironicamente, os Americanos devem seu estilo de vida e a cara do mundo de hoje a crueldade de Stalin

Como seria se as coisas tivessem sido diferentes ? A série mais sólida e realista que já vi é "The Man in The High Castle"

Serie pra outro dia mas... acho que é uma lição de história, política, visões, perspectivas e valores. Serie MANDATORIA pra quem pensa nisso.

Bom, até Nebula, não a que vc ta pensando, mas minha Husky (já que falamos de russos) já está me olhando com cara de "vc não vai largar esse celular não?"

Talvez porque ela quer come-lo na verdade, mas eu vou indo assim mesmo.

Boa madrugada aos insones...









 
 
 

Comments


Post: Blog2_Post
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn

©2020 por Nerd66 - Na Insônia. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page